quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Jogo das Barricas (03/07/1938)

Beeeeeeeeeem amigoss!!! Vamos agora a uma aulinha de história!

Muita gente não sabe, até mesmo os torcedores (modinhas) do time do Jd. Leonor. Vamos falar sobre um episódio histórico no qual o Palmeiras e o Corinthians (e até a Portuguesa) ajudaram a salvar o São Paulo FC da falência, que ficou conhecido como "Jogo das Barricas". É um material imperdível, principalmente para os torcedores do São Paulo, que precisam aprender a ser mais humildes para com os seus rivais pois, se não fosse eles, teriam fechado as portas!!

Abaixo eu reproduzo um material originalmente postado em cruzdesavoia.wordpress.com. Para melhor visualização das imagens clique nas mesmas que abrirão em uma nova janela. Não sei porque o blogger distorce as imagens quando postadas no corpo da mensagem.

----------------------------------------------
Para ler essa postagem em seu contexto original clique:
http://cruzdesavoia.wordpress.com/2009/07/21/jogo-das-barricas-03071938-parte-i/
http://cruzdesavoia.wordpress.com/2009/07/23/jogo-das-barricas-03071938-parte-final/

Primeiramente, vamos reproduzir na íntegra a página 10 da Folha da Manhã, datada de 1 de Julho de 1938 (sexta-feira):



Comprovado o registro, vamos dissecar a notícia em si, reproduzindo a matéria em questão e transcrevendo os techos em destaque: os amigos verão que, além do Jogo das Barricas não passar de um pedido de esmola da diretoria leonor para sanar suas dívidas, o torneio contou com o apoio dos órgãos de imprensa da época e da Liga de futebol paulista, que organizava (e teve que interromper, em prol do São Paulo) o torneio estadual:



Transcrições relevantes (na área dos trechos em destaque):

* “Sob o patrocínio do São Paulo F. C. realizar-se-á no proximo domingo, no campo do Palestra, no Parque Antarctica, um interessante torneio futebolístico (…)”

* “Conhecidos os quadros que tomarão parte no festival do tricolor, que são: Corinthians, Palestra, Portugueza de Esportes e o promotor do torneio, vemos logo que, se o sorteio for “camarada”, indicará a realização do maior prelio que o futebol paulista póde offerecer: Palestra vs. Corinthians.”

* “A FINALIDADE DO FESTIVAL - O torneio do próximo domingo do Parque Antarctica deve merecer de todos os bons esportistas de S. Paulo o seu incondicional apoio, visto a sua renda destinar-se a um fim nobilitante, como seja o de prestar auxilio moral e financeiro a um clube, legítimo representante do futebol bandeirante, como é o São Paulo que, lutando com as difficuldades proprias do momento, vem atravessando uma crise (…)”

* “UM APPELLO AOS FANS – Os socios do São Paulo, Palestra, Corinthians e Portugueza de Esportes, têm o direito de não pagar ingresso. Por nosso intermedio, no entanto, é feito um appello a todos os torcedores, indistinctamente, para collaborarem com a sua parcella, visto a sua renda reverter em beneficio do proprio futebol local.”


Se o amigo já achou suficientemente humilhante o clube da elite paulistana (a casta que representava os herdeiros dos barões do café) vir à publico pedir esmola – ou se você estranhou a benevolência de um jornal de grande circulação ao abraçar com tanto gosto essa ‘campanha’, a ponto de pedir que os sócios de todos os clubes esvaziassem os bolsos, espere que que a coisa piora bastante.

Senão, vejamos a edição de sábado, véspera do ‘interessante torneio’.

N.C.: Assim como fizemos acima, reproduziremos primeiro o registro na íntegra (agora a folha 9 da edição de sábado, 2 de julho de 1938, da mesma Folha Da Manhã), e logo após ampliaremos um trecho em destaque, com a devida transcrição dos pontos relevantes:





Após a clara mudança de foco (agora trata-se de um “festival” com taça e tudo, mas cuja maior atração ainda era o possível encontro entre Palestra x Corinthians), o jornal reforça seu apelo e revela um estranho e “incondicional apoio” da L.F.E.S.P. (órgão que se equivalia à atual F.P.F., no que tange sua autoridade sobre os clubes do estado) ao São Paulo.

À transcrição que choca pela sinceridade ingênua, amici:

* “A LIGA NÃO COBRARÁ PORCENTAGEM – Conforme é corrente, a renda do festival em questão será em beneficio do São Paulo F. C., tanto assim que esse clube, pede, por nosso intermedio, que todos os affeiçoados contribuam com sua parcella, adquirindo ingresso, apesar do direito que assiste aos socios do São Paulo, Palestra, Portugueza de Esportes e Corinthians de não pagarem entradas.

A L.F.E.S.P. querendo contribuir para o maior exito financeiro do festival abriu mão da porcentagem que lhe cabe, dando assim um bello exemplo do seu incondicional apoio ao tricolor.


Ainda falta publicar detalhes desse “fantástico festival”, mas o jornal, que tantos apelos fez à população para que salvassem o São Paulo da bancarrota, pagando ingressos, não publica a renda do encontro, em outras duas páginas que me chegaram (dando conta do resultado do torneio).

O texto ficaria muito longo se eu não destrinchasse este post em duas partes, mas acho que até aqui já provamos um ponto: Palestra, Corinthians e Portuguesa salvaram Madame da falência iminente, o que era fato, em uma série de amistosos promovidos no Palestra Italia, em 3 de julho de 1938.

O Jogo das Barricas existiu, como se vê. A farsa administrativa e a empáfia daquela gente, no entanto, sobrevive até hoje. Muito em parte por nossa culpa.

Continuando..........

Nenhuma grande novidade, a partir de agora: só o registro do evento para arquivo e a mera constatação do fato de que o poder vigente e os veículos de imprensa já estavam empenhados, na década de 30, em promover a salvação do clube do stablishment, do time dos barões do café e dos seus filhos, também conhecido como SPFC.

Primeiramente, reproduzo abaixo a página de jornal do dia do jogo. A fonte é a mesma: Jornal Folha da Manhã, domingo, dia 03/07/1938, página 14. Aqui (na reprodução da matéria, trecho em destaque) o jornal apenas reforça, pela terceira vez, o “apelo aos bons desportistas”, no intuito de que todos esvaziem os bolsos e tentem salvar Madame de sua própria incompetência. O jornal faz questão, ainda, de relembrar a qualquer sócio de algum clube (que estivesse lendo tal página) o fato deste gesto não representar um sacrifício maior do que aquele feito pela própria liga paulistana de futebol, ou pelo próprio jornal, que cedeu seu espaço jornalístico para passar a sacolinha do dizimo em prol do seu clube de coração:





Finalmente, reproduzo na íntegra (trecho a trecho) a narrativa da Folha da Manhã, dando conta desta tarde histórica de domingo, 03 de julho de 1938.

Neste primeiro trecho note, nos trechos destacados, a clara irritação do jornalista ao ter de noticiar o fato de que o Corinthians venceu o torneio – notem como é descrita a partida que decidiu o ‘título’ do ‘fabuloso festival’:





Neste segundo trecho: o sorteio, as escalações das equipes e o lamento pela derrota do patrono, que tomou um nabo da Lusa logo no primeiro jogo; note como, já naquele tempo, nenhum jogador do São Paulo podia jogar mal… No máximo, em um dia ruim, ele não se apresentava “á altura de suas exhibições” (trecho em destaque). E sim, também já havia no recanto frufulis, pelo que indica a matéria, uma promissora escola de arqueiros!





Agora, com os senhores, a ficha técnica e a descrição do jogo entre aqueles que mais contribuíram para salvar a arrogante mendiga, na segunda vez em que esta morria de fome num espaço de três anos: Palestra x Corinthians.

Aqui há pouco para acrescentar; destacamos apenas um trecho que mostra um diferente tratamento do jornal para outro jogador que supostamente não atuou no seu melhor dia, desta vez com a camisa do Palestra:





Segue abaixo, finalmente, a reprodução da página 9 da Folha da Manhã, de 5 de julho de 1938, de onde foram destacados os últimos trechos. Interessante notar que, depois de tal empenho do SPFC e da Liga Paulistana em angariar fundos para o time de Porfírio da Paz – e mesmo com tantos apelos feitos pelo jornal, ao final do “festival” não se encontra uma linha sequer sobre o montante arrecadado em prol dos usurpadores e vagabundos do Estado golpista arrendado pelos barões.

Um comentário:

  1. Caramba! Nunca tinha visto uma cobertura tão completa destes fatos! Legal!

    ResponderExcluir